quarta-feira, 29 de junho de 2016

Falar de Jesus é bom (Missões para menores de 4 anos)

Base Bíblica: Marcos 16.14-18

Versículo: Vão pelo mundo todo e prequem o evangelho a todas as pessoas. Marcos 16.15

Momento de interagir

Brincadeira "a mala do missionário". Utilizando produtos reais (creme dental, sabonete, peças de roupa, Bíblia, perfume, etc.)
1. Fazer um círculo com as crianças;
2. Abrir a mala vazia e colocar no meio do círculo;
3. Pedir ajudar para arrumar a mala do missionário (incentivar as crianças a falar o nome dos objetos enquanto colocam na mala).
4. Quando a mala estiver pronta explicar que o missionário não viaja para passear ele viajar para falar de Jesus para outras pessoas.

Momento de adorar

Ler o versículo para as crianças, fazer uma oração coletiva e depois louvar. As sugestões de cântico para essa aula são: Missionariozinho e Minha pequena luz.

Momento de aprender




A. O mundo sem Jesus fica doente
Este é o nosso planeta, o lugar onde vivemos. Ele está doente, vocês sabem porquê? Ele está doente porque não tem Jesus. Sem Jesus tudo fica feio e triste. Nós precisamos ter Jesus sempre em nosso coração, se nos afastarmos dele vamos ficar tristes também.





B. O mundo precisa de Jesus
Jesus disse que todas as pessoas do mundo precisam conhecer o seu amor. Gente grande, gente pequena, todas as pessoas devem saber quem é Jesus. E nós, que já conhecemos Jesus,  precisamos falar de Jesus para que todos possam conhecê-lo também. Cada um deve falar de Jesus onde estiver até que todos do mundo conheçam o seu amor. 



C. Com Jesus o mundo é feliz
Somente quando entra no nosso coração podemos ser felizes de verdade. Com Jesus tudo fica mais bonito! Com Jesus tudo fica mais feliz! Especialmente, porque se andarmos com Jesus saberemos que um dia ele vai nos levar pra morar no céu com ele.


Momento de praticar


Orar para que todas as crianças conheçam Jesus.
Colorir bonecos para colar em volta do mundo, como na figura ao lado.






Mural de missões completo




segunda-feira, 27 de junho de 2016

O horizonte do prazer em Deus

                            Para iniciar a série de textos baseados no livro:
Os horizontes espirituais da criança, vamos falar sobre o horizonte do prazer em Deus.

A Bíblia nos convida a confiar no Senhor e nos alegrar, nos deleitar nele:


Salmo 37. 4: Deleite-se no Senhor, e ele atenderá os desejos do seu coração.Filipenses 4.4: Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!


Esses textos não falam da alegria de estar na igreja, de servir no ministério ou de ter comunhão com os irmãos. É mais profundo, nós somos chamados a ter prazer, alegria, satisfação em Deus por tudo que ele é, pela sua maravilhosa graça que nos envolve e nos atrai, por seu amor infinito e incondicional. Somos instruídos a amar a Deus de forma genuína, não por interesse ou por obrigação. 

Esse convite é para todas as pessoas independente da idade: crianças, adolescentes, homens, mulheres todos são convocados.

Cabe a nós, os adultos, influenciar as crianças para que atendam a esse chamado e passem a desfrutar do prazer de amar a Deus. A cerca desta responsabilidade a autora afirma:

"A verdade é que, primeiro você precisa se deleitar em Deus; caso contrário, seus filhos (ou seus alunos)* provavelmente não o farão. Em segundo lugar, se você não tiver um relacionamento com seus filhos (ou com seus alunos)* fundamentado no amor e na confiança, eles rejeitarão ou não aproveitarão a influência que a sua vida espiritual pode exercer sobre eles.O ponto de partida para abrir os horizontes espirituais do seu filho (ou do seu aluno)* é alimentar seu relacionamento com Cristo e com seu próprio filho  (ou aluno)*." 
Acrescentamos a palavra aluno ao texto original por entender que a igreja divide esta responsabilidade com a família. Os pais são, com toda certeza, os responsáveis pelo desenvolvimento espiritual, físico e emocional de seus filhos. No entanto, no que diz respeito ao desenvolvimento espiritual a igreja precisa ser parceira da família. 

Os voluntários que servem no ministério infantil precisam ser antes de tudo pessoas apaixonadas pelo seu Salvador e pelos pequeninos! Todas as demais habilidades podem ser adquiridas ou aperfeiçoadas, mas se essas pessoas não amarem a Deus sobre todas as coisas e a cada uma das crianças como a si mesmo, jamais poderão produzir bons frutos. 

Como poderemos ensinar sobre amor se nós mesmos não amamos?

E, acima de tudo, como resgatar o amor que talvez tenha se perdido dentro de nós?

Seguem algumas sugestões que poderão te ajudar a encontrar o caminho de volta para os braços do pai:

  • Leia a Bíblia, especialmente a história de Jesus (os evangelhos)
  • Passe algum tempo com bebês e crianças pequenas
  • Caminhe observando a natureza e repare nos detalhes
  • Leia livros que testifiquem o fato de que Deus continua fazendo milagres
  • Ouça a voz de Deus 
Se nos voltarmos para Deus de todo coração e nos entregarmos a ele inteiramente, seremos capazes de impactar a vida dos pequeninos!!!







Os horizontes espirituais da criança

" Os horizontes espirituais da criança são as oportunidades do coração de captar a verdadeira natureza de Deus e do significado de levar uma vida cristã."

Este é um dos livros mais interessantes que já li sobre o desenvolvimento espiritual da criança. De forma muito simples e com linguagem acessível a autora expõe fatos importantes sobre o relacionamento da criança com Deus; apresentando inúmeras possibilidades de intervenção para professores e, especialmente, para os pais.

O livro está organizado em quatro sessões, que se subdividem em mais três. É importante que a leitura seja feita de forma linear pois "cada horizonte se abre para o outro". Todos os horizontes são importantes e nenhum deve ser ignorado.

Acredito que todos que trabalham com crianças e, principalmente, todos os pais deveriam ler este livro. Pensando nisto, resolvi apresentar aqui um pouco dos meus estudos e reflexões sobre esse tema. 

Para efeitos didáticos organizei seguindo a mesma organização do livro base.

Os horizontes espirituais da criança

Parte I - Prazer em Deus
O horizonte do maravilhamento
O horizonte da adoração

Parte II - Amor por Deus
O horizonte do amor por Deus
O horizonte da Bíblia
O horizonte da oração

Parte III - Submissão a Deus
O horizonte do compromisso espiritual
O horizonte da obediência
O horizonte da igreja

Parte IV - Serviço a Deus
O horizonte da alegria em ajudar
O horizonte dos dons espirituais
O horizonte da herança

Em breve publicarei os primeiros estudos... 



sábado, 18 de junho de 2016

Galeria da fé: Sara

Base Bíblica: Hebreus 11; Gênesis 18.1-15, 21.1-6
Versículo: A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. Hebreus 11.1

Momento de interagir
Recepcionar as crianças, e entregar uma viseira. Cada criança escrever a palavra "FÉ" na sua viseira e depois fazer um colorido (Se as crianças não souberem escrever o professor pode escrever antecipadamente). Enquanto as crianças estiverem colorindo falar sobre a importância da fé.



Momento de adorar
Treinar o versículo, cantar o refrão da canção "A fé vem pelo ouvir". Depois orar coletivamente.

Momento de Aprender
Introdução
João estava brincando de bola com seus colegas, quando um deles jogou a bola em cima do telhado. Os meninos fizeram tudo que podiam para pegar a bola: usaram uma vara, jogaram pedras até que perceberam que era impossível para eles pegar a bola. Exitem muitas coisas que são impossíveis para os seres humanos, somente Deus pode fazer essas coisas. Hoje vamos conhecer conhecer uma história na qual Deus fez o impossível acontecer.

Andamento
A. Deus fez uma promessa
Sara e Abraão eram um lindo casal. Eles eram casados e muito felizes! Deus tinha prometido para Abraão que seria pai de uma grande nação. Isso quer dizer que os filhos de Abraão teriam muitos filhos, e muitos netos. Para isso Sara precisava ter um bebê. 

B. O tempo passou
Mas o tempo foi passando, passando. Passaram-se dias, meses, anos e Sara não conseguia engravidar. Cada ano que se passava eles se entristeciam pois parecia que Deus não iria cumprir a sua promessa. Sara e Abraão ficavam se perguntando quem seria o herdeiro de todas as riquezas que Abraão tinha conquistado. Mas quando eles se sentiam tristes, eles se lembravam da promessa, eles tinham certeza de que tudo aconteceria como Deus falou; mesmo quando parece impossível. Na nossa vida também é assim, nós temos que acreditar nas promessas de Deus. As promessas de Deus para nós estão na Bíblia Sagrada e a melhor de todas as promessas que ele nos fez é a promessa da Salvação. Se nós acreditarmos que Jesus é o único salvador que existe e o convidarmos para morar no nosso coração nós poderemos viver com ele na eternidade. Quer dizer que nós iremos pro céu morar com ele para sempre.

C. A promessa se cumpriu
Quando Abraão e Sara já estavam bem velhinhos e todos pensavam que eles nunca teriam um filho (Isso porque as mulheres não podem ficar grávidas quando já estão mais velhas), aconteceu incrível! Sara mesmo já sendo velha engravidou e nasceu um lindo menino.
Sara se alegrou muito com o nascimento do seu filho porque ele era o cumprimento da promessa de Deus.
Todas as promessas que Deus faz ele sempre vai cumprir. Sara e Abraão puderam se alegrar em Deus e cuidar do seu bebê.

Conclusão
Sara e Abraão tiveram FÉ, eles acreditaram em algo que não viam. Eles acreditaram que Deus faria tudo que prometeu e receberam a sua promessa. Nós também precisamos acreditar em Deus e nas suas promessas. Para conhecer as promessas de Deus precisamos estudar a Bíblia só assim poderemos acreditar em Deus e ter a cada dia mais FÉ.

Momento de praticar
Colorir a atividade







quinta-feira, 2 de junho de 2016

Galeria da fé - Abraão



Base bíblica:

Hebreus 11; Gênesis 12, 15, 17.1-7,15

Versículo:
A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. Hebreus 11.1

Momento de interagir
Entregar para cada criança as letras da palavra FÉ, depois de colorir elas devem colar formando a palavra. Enquanto as crianças fazem a colagem, fale sobre a importância da fé, pois sem ela é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6)

Momento de adorar
Momento de orar, louvar e aprender o versículo. Cantar o refrão da canção: A fé vem pelo ouvir. Orar e depois treinar o versículo.

Momento de aprender

Introdução
Você, alguma vez mudou-se com sua família para uma cidade muito distante? O que você deixou que mais gostava? Realmente não é fácil ir para outro lugar, deixando tudo que temos de bom: nossos amigos, nossos familiares. Hoje vamos conhecer a história de um homem que precisou deixar seus parentes e viajar para um lugar distante.

Andamento

a. Deus queria ter um povo que lhe obedecesse, confiasse nele e que ensinasse às outras pessoas sobre seu grande amor.
Para iniciar esse projeto Deus escolheu Abrão, que amava a Deus e procurava lhe agradar em tudo. Deus ordenou que ele deveria deixar sua terra, seus parentes e começar uma viagem para um lugar que Deus ainda iria mostrar.
b. Deus fez promessas
Deus deu uma ordem muito difícil para Abrão, mas também fez algumas promessas. Ele disse: Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma benção. (Gn 12.2)
Abrão sabia que era impossível que ele tivesse uma grande família, porque sua esposa Sarai não podia ter filhos.
c. Abrão obedeceu
Abrão tinha certeza que tudo iria acontecer como Deus falou. Ele teve fé, mesmo sem ver a cidade para onde estava indo, ele acreditou. Abrão, sua esposa Sarai e seu sobrinho Ló arrumaram todas as suas coisas, pegaram suas roupas, ajuntaram seus rebanhos e partiram.
d. A fé de Abrão
Que fé, essa de Abrão! Fé é acreditar, é ter certeza de que vai acontecer o que Deus prometeu, mesmo sem ver nada ainda. Abrão ainda não tinha visto nem uma terra, mas acreditou que Deus a daria. Nós também precisamos ter fé e acreditar em tudo que Deus diz.
A viagem não deve ter sido fácil, não é mesmo? Passaram por vários lugares diferentes. Com aqueles camelos vagarosos, e precisando dormir em tendas, sem saber qual era a terra que Deus iria mostrar. Mas Abrão não desistiu, continuou firme na viagem. Depois de muitos dias chegaram a Siquém, na terra de Canaã.
Abrão fez um altar e adorou a Deus. Que felicidade foi para ele ver a terra de Canaã! Ele deve ter pensado: Enfim, chegamos!
e. Deus muda o nome de Abrão
Quando Abrão tinha 99 anos, Deus conversou com ele novamente e trocou o seu nome e o nome da sua esposa. A partir daquele dia eles seriam chamados de Abraão e Sara.

Conclusão
Como é importante ter fé em Deus e acreditar em tudo que ele diz sem duvidar! Nós devemos fazer como Abraão, que confiou nas promessas do Senhor e chegou à terra que Deus lhe havia prometido. Hoje, Deus fala conosco através da sua palavra, por isso é importante ler a bíblia todos os dias. Abraão obedeceu à palavra de Deus e confiou nela, por isso foi abençoado e recompensado. Nós também devemos obedecer às ordens de Deus e crer nas promessas dele.

Momento de praticar
Colorir a viagem de Abraão e colar farinha na estrada


Recursos
Para essa aula você vai precisar de:
Visual para ilustrar a história
Cartaz com cântico
Versículo para cada criança
Letras da palavra fé
Lápis para colorir
Cola
Farinha
Mapa da viagem de Abraão uma cópia para cada criança