Continuando nossa leitura do livro "Os horizontes espirituais da criança" vamos estudar um pouco sobre o horizonte do maravilhamento. Trata-se da capacidade de se deslumbrar, admirar, encantar, fascinar por algo ou alguém.
Maravilhamento... a sensação de surpresa ou estado de pura admiração!
Neste caso, Deus deve ser o alvo do nosso maravilhamento. As crianças estão descobrindo o mundo através das texturas, das cores, dos sabores, dos sons e cada nova descoberta gera uma incrível sensação de maravilhamento. O que nós (pais e professores) precisamos fazer é aproveitar cada um desses momentos de novas descobertas para mostrar a criança a grandeza, a bondade e a sabedoria de Deus; quem criou todas as coisas foi ele e também foi ele que nos criou com capacidade para desfrutar das maravilhas que ele mesmo fez.
Desta forma, a hora do lanche, um passeio na praça, a caminhada até a escola podem se transformar em oportunidades para a criança se maravilhar em Deus e na sua criação. Deus não pode ser alguém distante, as crianças precisam identificar a manifestação do seu poder na natureza, para isto os adultos que a cercam devem instruí-la no "mundo da descoberta e da exploração". Reconheça Deus em todas as coisas, na grandeza do mar ou numa pequena formiga carregando uma folha. Tudo foi feito por ele e por causa dele todas as coisas subsistem.
"Usando os 5 sentidos e o meio ambiente, seja ele qual for, você pode pegar a criança pela mão e ajudá-la a se maravilhar com o mundo ao seu redor."
"Numa cultura que anda em ritmo acelerado, muitas vezes, a criança fica sobrecarregada de atividades e não sobra tempo para observar, questionar e explorar as coisas." É necessário estar atento para criar oportunidades nas quais as crianças possam ter vislumbres das maravilhas, da majestade e da criatividade de Deus. É nossa responsabilidade preparar o caminho para que a criança experimente:
A maravilha das paisagens: Ao observar o céu cheio de estrelas, o pôr-do-sol, um arco-íris, as ondas do mar.
A maravilha dos sons: Ao ouvir o barulho da chuva, o canto dos passarinhos.
A maravilha dos cheiros: Ao sentir os diferentes odores ao longo do dia: grama cortada, lenha queimando.
A maravilha dos sabores: Ao se deliciar com as diferentes frutas e legumes e, também, com as guloseimas feitas pela mamãe.
Estudo Anterior ----- Próximo Estudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário